Rótulo de Risco
Número ONU
80
2790
CAS nº
64-19-7
Fórmula Molecular
C2 H4 O2
Estrutura
- SINÔNIMO
- APARÊNCIA
- APLICAÇÕES
- INFORMAÇÕES SOBRE INTOXICAÇÃO HUMANA
- PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS E AMBIENTAIS
- ÁCIDO ETANOICO
- ÁCIDO DE VINAGRE
- LÍQUIDO AQUOSO
- SEM COLORAÇÃO
- ODOR FORTE DE VINAGRE
- AFUNDA E MISTURA COM ÁGUA
- PRODUZ VAPORES IRRITANTES.
- Fabricação de sais orgânicos e inorgânicos;
- Inseticidas e herbicidas;
- Industria farmacêutica;
- Plásticos e borrachas;
- Industria alimentícia;
- Intermediário em sínteses;
- Perfumaria e cosméticos;
- Industria têxtil e curtumes;
- Industria diversas
1 – VAPOR
- Síndrome tóxica: Irritante para o nariz e garganta, se inalado causará tosse, náuseas, vômito ou dificuldade respiratória
- Tratamento: Mover para locais arejados, se a respiração for dificultada ou parar, dar oxigênio ou fazer respiração artificial.
2 – LÍQUIDO
- Síndrome tóxica: Irritante para o nariz e garganta, se inalado causará tosse, náuseas, vômito ou dificuldade respiratória
- Tratamento: Mover para locais arejados, se a respiração for dificultada ou parar, dar oxigênio ou fazer respiração artificial.
Fonte: Cetesb
- Peso Molecular: 60,05
- Ponto de Ebulição (ºC): 117,9
- Ponto de Fusão (ºC): 16,7
- Temperatura Crítica (ºC): 321,6
- Pressão Crítica (atm): 57,1
- Densidade Relativa do Vapor: Não Pertinente
- Densidade Relativa do Líquido (ou Sólido): 1,051 A 20ºC (Líquido)
- Pressão de Vapor: 20 mm Hg A 29,9ºC
- Calor de Combustão (cal/g): -3.136
- Viscosidade (cP): 1,21
- Solubilidade na Água: Miscível
- pH: 2,9 (0,1M)
Informações
O ácido acético (do latim acetum, azedo), CH3COOH, oficialmente chamado ácido etanóico, é um ácido carboxílico (especificamente, um ácido monocarboxílico), saturado e de cadeia aberta. Em sua forma impura, é popularmente conhecido como vinagre (±7% de ácido acético em solução aquosa). Quando está livre de água é conhecido como ácido acético glacial. É conhecido por ser um ácido fraco, corrosivo, com vapores que causam irritação nos olhos, ardor no nariz e garganta e congestão pulmonar. Um reagente químico importante e largamente utilizado na industria química, usado na produção de politereftalato de etileno (PET), sendo este utilizado em garrafas de bebidas, o acetato de celulose utilizado na película fotográfica , o acetato de polivinil utilizado na cola de madeira, também utilizado para limpeza e desinfecção. A demanda global do ácido acético é em torno de 6,5 milhão toneladas por ano, desta aproximadamente 1,5 Mt/a são encontrados a partir da reciclagem; o restante é manufaturado dos estoques petroquímicos ou das fontes biológicas.
Tipos de Utilização
O Ácido Acético é uma substância utilizada nos seguintes produtos: produtos de lavagem e limpeza, produtos de tratamento do ar, produtos de revestimento, produtos anticongelantes, enchimentos, betumes, rebocos, massa de modelar, fertilizantes, lubrificantes e massas lubrificantes, produtos fitofarmacêuticos, tintas para os dedos e biocidas ( por exemplo desinfetantes, produtos de controle de pragas).
É provável que ocorra outra liberação para o meio ambiente desta substância: uso externo, uso interno (por exemplo, líquidos / detergentes para lavagem de máquinas, produtos automotivos, tintas e revestimentos ou adesivos, fragrâncias e purificadores de ar) e uso interno em sistemas fechados com o mínimo liberação (por exemplo, líquidos de resfriamento em refrigeradores, aquecedores elétricos à base de óleo).